Confira dicas para manter a organização na hora da mudança

Confira dicas para manter a organização na hora da mudança

Mudança de casa, mesmo que seja para uma rua ou bairro próximo, sempre mexe com a rotina da casa inteira e acaba sendo uma tarefa complicada e cansativa se o responsável não seguir algumas regras simples, embora importantes, de organização.

Com alguns pequenos passos e técnicas simples, você conseguirá passar por esse processo sem muitos traumas ou estresse.

Para ajudar quem está de mudança, a Massai preparou algumas dicas simples para te ajudar. Confira:

1) Faça uma check list e comece a organizar

Primeiramente, é necessário anotar tudo o que será feito até estar no local novo. Faça um checklist, para te ajudar neste planejamento. Alguns aplicativos que podem ajudar é o bloco de notas do seu smartphone, e o aplicativo de lista de tarefas “productive”. Lembre-se de anotar todos os detalhes para que nada seja esquecido, e também definir datas limite para realização de cada item.

2) Contrate uma empresa especializada

Realize uma pesquisa com empresas locais que possam estar auxiliando no transporte dos seus pertences. Busque referências e solicite orçamentos. O apoio de profissionais especializados garante que os materiais sejam transportados de maneira segura e que os objetos sejam encaixotados da forma mais funcional e adequada possível, facilitando a mudança e até mesmo a instalação na nova residência.

3) Pratique o desapego

Aproveite o momento de mudanças para deixar para trás o que não utiliza ou não precisa mais. Separe o que pretende levar com você nessa nova fase e doe para quem precisa o que já não te serve mais. Com certeza você vai encontrar objetos que nem se lembrava que possuía e isso vai te poupar tempo e energia na mudança.

4) Atualize seu endereço e comunique sobre a mudança para as pessoas responsáveis 

Além de comunicar para seus amigos e familiares sobre sua mudança, você deverá informar o seu novo endereço para instituições bancárias, de energia e outras contas de serviço como internet e TV a cabo. Após marcar a data da mudança, avise ao síndico tanto da sua residência atual, quanto do seu novo imóvel. No caso de apartamentos, verifique as regras do condomínio.

5) Não deixe para última hora

Um mês antes do dia da mudança, você pode começar a embalar as coisas que não usa tanto, como CDs, DVDs, roupas de cama e algumas louças de cozinha. Isso vai otimizar seu tempo e te deixar mais tranquilo no dia “oficial” da mudança. Outra dica é encaixotar os itens em caixas etiquetadas e ir desembalando nos cômodos do novo imóvel.

6) Fique de olho nas finanças e nas taxas

E sobre as finanças, fique atento para alguns condomínios que cobram taxa de mudança. Essa taxa existe para compensar gastos do condomínio com mudanças, como disponibilização do elevador, possíveis danos físicos ao condomínio e despesas com limpeza. Não há legislação contra ou a favor da taxa de mudança, o que vale é o regulamento interno do condomínio.

Dica plus: Com a pandemia, alguns cuidados a mais devem ser tomados. Higienizar frequente as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos e usar máscara são precauções já comuns no dia a dia e que devem ser mantidas na hora da mudança. Mas além dessas, considere também ter produtos de higiene “a mais” para o pessoal da mudança, caso você os contrate. Apesar de possuírem seus próprios equipamentos e produtos, é interessante ter uma quantidade extra. Outra dica é desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, principalmente maçanetas das portas, janelas, torneiras e interruptores de energia. Coloque sabão (ou álcool gel 70%) e toalhas de papel perto desses locais.

Voltar