Coração da obra

Coração da obra

O coração da obra. Assim é definido os almoxarifados das obras - lugar central da organização de produtos e logística de um empreendimento em construção. “Consideramos o almoxarifado como o coração da obra, porque se ele falha, todo o projeto para e consequentemente atrasa. É preciso ficar sempre focado na logística de não deixar faltar nada, manter a atenção na qualidade dos materiais que entram e que saem, evitando utilizar produtos que não atenderão às suas necessidades”, explicou Ricardo Rodrigues, almoxarife do Neo Residence.

O Neo, aliás, é exemplo de primor e organização. Responsável pelo abastecimento e controle de materiais e equipamentos da obra, o local possui organização impecável e fiscalização rígida. Sob os cuidados de Ricardo, o espaço conta com materiais estocados em gôndolas, o que facilita no controle da quantidade de materiais e equipamentos e garante que não haja falta de insumos que possam atrasar o andamento.
Além disso, por meio desta fiscalização detalhada é possível evitar o desperdício de materiais e controlar a qualidade dos produtos utilizados na obra. Com auxílio da tecnologia, a equipe utiliza ferramentas que possibilitam o controle detalhado facilitando o contato com o setor de compras e com os demais responsáveis pelo andamento da obra.

Funcionamento
– Durante a fiscalização, o mestre de obra gera a demanda para que o almoxarifado faça a solicitação. Na chegada dos pedidos, todos os materiais são conferidos e, em seguida, entra em ação o controle de entrada e saída. “Os insumos e os materiais passam pelo almoxarifado”, completou o profissional.

Implantação
– Com processo de integração em andamento, a obra busca se adequar ao sistema Kanban, que garante ainda mais organização e controle. Nele, os materiais já saem do almoxarifado em formato de kit, com todo o equipamento necessário para cada apartamento, o que evita que o profissional precise ficar retornando ao almoxarifado com grande frequência e também funciona como meio de diminuir o desperdício de materiais.

Voltar