O poder da gratidão

O poder da gratidão

"Muitas vezes, entendemos que ser grato é apenas dizer obrigada quando uma pessoa faz algo por nós, mas a gratidão vai além disso. Este sentimento surge quando você percebe o real valor das suas escolhas que te fizeram chegar onde você está hoje ou quando você entende o porquê de ser grato diante daquela situação.

O neurocientista e professor Pedro Calabrez, o vídeo “Gratidão e o cérebro” define a gratidão como a ação de reconhecer as coisas da vida, um investimento de energia no reconhecimento daquilo que merece valor em nossas vidas. Segundo ele, há três tipos de gratidão: a automática, que expressa a palavra sem a experiência da gratidão; a que é dita em momentos pontuais ao ganhar um presente ou uma promoção inesperada; ou a atitude para a gratidão, que é o esforço cotidiano para encontrar motivos de reconhecimento de valor em sua vida.

De acordo com estudos científicos, a gratidão traz inúmeros benefícios na vida pessoal e social quando praticada de forma ativa. Confira:

1 - Torna o praticante mais empático;
2 - Eleva os níveis de emoções positivas (alegria, amor, entusiasmo e felicidade);
3 - Gera atitudes mais otimistas, prestativas, altruístas e generosas, tornando o praticante mais autoconfiante;
4 - Torna o praticante mais produtivo com resultados em seus trabalhos;
5 - Melhora a qualidade das relações sociais e amorosas;
6 - Desenvolve um sistema imunológico mais forte, ajudando na recuperação de doenças;
7 - Reduz o stress e melhora o sono;
8 - Aumenta o nível de bem-estar e satisfação com a vida;

Para incentivar a prática da gratidão, há o exercício das três bênçãos. Ao final de cada dia, você lista três coisas simples em sua vida cotidiana ao longo de 30 dias, sem repeti-las. A cada benção escolhida você define o porquê você é grato àquela benção recebida.

Olhando para os acontecimentos da vida, com um olhar mais positivo e grato, é possível encontrar a rosa que fica entre os espinhos. Mas, caso prefira olhar para os espinhos que aparecem por mais tempo no desenvolvimento de uma roseira, você corre o risco de não apreciar a linda rosa que florescerá no tempo certo.

Na Bíblia, em João 16:33, Jesus disse: “Neste mundo vocês terão aflições. Contudo, tenham ânimo. Eu venci o mundo”. Olhar para as circunstâncias com ânimo, fará com que você consiga vencer as dificuldades de maneiras saudável. A gratidão é do que olhar para as circunstâncias, independente de ruins ou boas, e tirar lições e aprendizados."

Márcia Peixoto
Gerente de Recursos Humanos da Massai

Voltar