Prevenção em casa

Prevenção em casa

Uma das formas de contaminação da covid-19 é o contato com superfícies e objetos infectados e pessoas doentes, por meio do toque de mão, gotículas de saliva, espirro e tosse. Com o isolamento social e a necessidade de permanecer em casa, é necessário estar ainda mais atendo aos cuidados com a limpeza, principalmente se houver uma pessoa com sintomas na casa.

Uma das principais medidas para reduzir o contágio da covid-19 no lar é a higienização de locais frequentemente tocados, como mesas, maçanetas, interruptores, bancadas, teclado do computador, banheiros e torneiras.

No caso de utensílios e objetos, a limpeza com água e sabão é considerada eficiente para a descontaminação do coronavírus. Quando essa limpeza não é possível, é necessário então o uso de desinfetantes. Entre esses desinfetantes que podem ser utilizados, estão o álcool etílico nas formas líquido e em gel a 70%, além de hipoclorito de sódio, quaternários de amônio e compostos fenólicos.

Na desinfecção de superfícies, o primeiro passo é utilizar apenas produtos desinfetantes regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não é recomendável o uso de produções caseiras ou vendidas em mercados informais, pois podem acarretar riscos à saúde, como queimaduras, intoxicação e irritações, além de não serem eficazes.

Para alcançar o resultado esperado, é importante seguir as informações contidas nos rótulos dos produtos, que especificam as substâncias e fornecem as instruções de uso e armazenamento, além dos cuidados e equipamentos necessários para sua aplicação.

Caso precise sair, ao chegar em casa, a recomendação é tirar os calçados e limpá-los em um local separado em casa, lavar as mãos com água e sabão, trocar a roupa e lavá-la imediatamente, e em seguida tomar banho. Além disso, é recomendável que sejam higienizados objetos, como carteira, chaves, celular, sacolas de mercado e a embalagem dos produtos comprados.

Fonte: Portal Fiocruz

Voltar