A vistoria e o controle de qualidade nas obras

A vistoria e o controle de qualidade nas obras

A vistoria é o monitoramento eficiente dos principais elementos de uma obra, que evita acidentes, previne os atrasos, certifica adequação das normas e leis, reduz os gastos, economiza o tempo e garante uma entrega superior.

O processo, que deve ser realizado apenas por engenheiros e arquitetos registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), tem o objetivo de analisar três sistemas - o estrutural, com um monitoramento desde as estruturas que sustentam a edificação às medidas de janelas, portas, fechaduras e rodapés, o elétrico, em que se vistoria lâmpadas, interruptores, tomadas e cabeamentos. No sistema hidráulico, são verificados todos os itens que se relacionam com a vazão hídrica, como vazamentos nas instalações, o fluxo e o escoamento de água, pias, vasos sanitários, torneiras e chuveiros.

Outro processo importante é o laudo de vistoria de vizinhança, produzido antes das etapas de movimentação de terra e fundações para evitar que imóveis residenciais ou comerciais sofram danos provocados por obras executadas no seu entorno, além de identificar direitos e deveres do construtor e dos vizinhos diante de eventuais danos causados pela obra.

Após todas as etapas, é produzido o relatório de vistoria com um levantamento completo da edificação. Com inclusão de imagens e descritivos das condições do imóvel, o relatório pode ser apresentado em formato de antes e depois para identificar os trabalhos realizados.

O engenheiro e sócio-diretor da Massai, Herbert Rocha, foi convidado pela TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo em João Pessoa) para explicar a importância da vistoria como controle de qualidade nas obras.

Confira:

https://globoplay.globo.com/v/9029908/programa/

Voltar