Confira dicas de planejamento pessoal

Confira dicas de planejamento pessoal

Um dos entrevistados das lives da Massai, o master coach Maurício Guimarães, compartilhou um artigo de sua empresa, a Seiva Consultoria, onde destaca a necessidade do planejamento pessoal de cada um.

Confira abaixo o artigo e os 10 passos indicados por Maurício:

Planejamento pessoal - Método Seiva

"Thales era um rapaz que acabara de completar 18 anos de idade, morava em uma cidade do interior de São Paulo. Seus pais eram bem exigentes com ele e lhe disseram que a moleza tinha acabado e exigiram dele um plano para ser bem sucedido na vida no ano vindouro. Por esse motivo tratou logo de fazer uma listinha de coisas que julgava importantes para realizar no ano que se iniciava.

De forma atropelada, meio sem noção, Thales colocou na lista um monte de coisa pra realizar, tipo, estudar mais, juntar uma graninha, ser mais responsável, entre outras. Ao passar das semanas, percebeu que nada daquilo havia sido colocado em prática.

Então, numa certa noite, Thales navegando pelo Youtube, resolveu assistir uma transmissão ao vivo que tratava de planejamento pessoal. Foi aí que a “ficha caiu” e ele percebeu o porquê de não ter conseguido colocar nada em prática.

Ele resolveu anotar tudo e me enviou. Fiz alguns ajustes e defini um modelo de planejamento chamado MÉTODO SEIVA de PLANEJAMENTO PESSOAL. E ficou assim:

Passo 1: Por que planejar e não só idealizar?

Quando sonhamos e desejamos realizar algo, fica fácil mudar de ideia frente aos outros insights, conselhos alheios e rotina diária. Sendo assim, planejar é escrever e definir de forma clara o que se pretende.

Passo 2: Qual o melhor método para planejar?

Não existe o melhor método, mas esse roteiro que proponho aqui, está baseado em outros métodos de planejamento e no Coaching como forma de impulsionamento de atitudes. Comece a escrever as oportunidades perdidas em 2020 nas várias áreas da vida: amigos, família, carreira, negócios, dinheiro, relacionamentos amorosos e estudos.

Passo 3: O que ficou incompleto em 2020 que dependia exclusivamente de você?

Nesse passo será fundamental você ser seletivo e não escolher coisas que não estava sob seu domínio.

Passo 4: Descarte materiais e pensamentos desnecessários.

Provavelmente, coisas que você não utiliza há mais de 3 anos não lhe servem mais. Desapegue, joga fora ou venda. Também deixe para trás os pensamentos negativos, de insegurança, de crenças limitantes e de desânimo que tanto povoaram sua mente. Mude as coisas de sua casa de lugar, se for possível.

Passo 5: Perdoe-se e seja grato.

Não se culpe por não ter conseguido fazer tudo o que desejou. Carregar essa culpa lhe pesará muito e você não merece isso! Agradeça tudo que lhe aconteceu, de bom ou de ruim. Esses acontecimentos serviram-lhe para deixar você mais forte e experiente.

Passo 6: Decida qual será o foco em 2021 e porquê.

Diante das reflexões anteriores, escolha uma lista de 10 grandes objetivos para você ser feliz. Selecione pelo menos 3 deles e escreva os motivos da escolha. Se após definir os motivos resolver mudar os objetivos, mude.

Passo 7: Por onde começar?

Comece escrevendo as 3 primeiras ações, com data, para cada objetivo. Mesmo que tenha mais algo a fazer, deixe pra mais tarde. O importante é começar logo e já ter pequenos avanços fruto de seu planejamento e esforço. Não se esqueça de comemorar cada pequena conquista.

Passo 8: O que pode atrapalhar?

Identifique pelo menos 3 coisas que podem acontecer de errado durante a trajetória de execução do plano para realização dos 3 objetivos escolhidos e escreva o que você fará para impedir ou minimizar o impacto.

Passo 9: Qual a melhor ferramenta de controle?

A que você achar mais fácil. Tem que ser algo bem simples, para você não ficar entediado de preencher. Pode ser uma planilha ou mesmo uma lista. Existem diversos aplicativos gratuitos que também pode ser utilizados.

Passo 10: Como monitorar os avanços.

Divida seus propósitos com uma pessoa de sua confiança e peça-a para lhe apoiar em sua trajetória. A cada avanço seu, compartilhe com essa pessoa.

Lembra de Thales? Pois é, ele assistiu a um vídeo meu no Youtube e resolvi descrevê-lo aqui. Dessa forma Thales conseguiu ter mais clareza e já está colocando em prática cada passo inicial. Que legal, não é? Mãos à obra, então!"



Maurício Guimarães
Master coach

Voltar