O canteiro de obras do OMNI Medical, em Mossoró, virou sala de aula para os estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), do campus Pau dos Ferros. Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o andamento do projeto e durante a visita técnica, os profissionais da construtora Massai, que atuam no local, proporcionaram aos alunos a apresentação de um conteúdo sobre diversas técnicas construtivas.
No encontro, os acadêmicos foram recebidos pelo engenheiro encarregado da obra, Laerte Sousa, e pelo inspetor de qualidade da construção, Tarcísio Oliveira. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto diversas etapas do processo de gestão da edificação, desde a fase inicial de planejamento até a execução dos trabalhos. O que inclui aspectos como o planejamento da obra, definir o início e o término de cada etapa construtiva, a lista de restrições, o cronograma de fornecimento de materiais, além das apresentações detalhadas dos sistemas de gerenciamento e dos procedimentos fundamentais conforme a norma ISO9001. Os alunos também tiveram a chance de aprofundar seus conhecimentos na interpretação de projetos relacionados à contenção, fundação, estrutura e arquitetura.
Para o engenheiro civil Laerte Sousa, o encontro do acadêmico com o universo profissional proporciona aos alunos uma formação mais ampla, de extrema relevância: “Na aula de campo, eles conseguem relacionar a teoria com a prática, além do conhecimento real de um ambiente corporativo. Na sala de aula, eles aprendem as teorias sobre diversas técnicas construtivas, e no momento da visita conseguimos sanar as dúvidas práticas. Promovendo esse diferencial no aprendizado dos estudantes, estamos contribuindo para torná-los profissionais melhores no mercado”, explica Laerte.
Voltar