A compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa, seja para morar ou investir. Neste sentido, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para proporcionar uma melhor experiência na jornada de compra, transformando a maneira como os clientes interagem e têm acesso às informações sobre o imóvel.
Sempre atenta às inovações, a Massai inicia o ano com novidades em tecnologia para otimizar o atendimento. Uma delas é a implementação de processos digitais para otimizar espaço, agilizar as vendas e organizar a documentação física.
Allison Delmas, sócio-diretor da Massai, fez um balanço do ano anterior e contou a importância do investimento tecnológico para manutenção na qualidade do serviço e a otimização dos processos. Confira:
Como foi o ano de 2020 para a Construtora Massai? Quais foram os principais desafios?
Começamos o ano com um planejamento de lançamentos e boas perspectivas em relação a economia e a todas as propostas de incentivo econômico que existiam com a expectativa de movimentar positivamente o mercado imobiliário.
Com a pandemia, foi necessário segurar todos os lançamentos programados em Mossoró e em João Pessoa. Diante do cenário, interrompermos as atividades por 30 dias até conseguir nos adequar para seguir a prevenção nos canteiros de obra e escritório. O Sinduscon JP teve um papel muito importante em parceria com o sindicato dos trabalhadores para que pudéssemos nos adequar ao novo normal nas obras, conseguimos preservar a saúde e o emprego dos nossos colaboradores. Vimos a economia reagir positivamente com juros baixos e com a casa em evidência.
O que mudou com a pandemia para a Massai?
Para a Massai, foi um ano em que tivemos que nos adaptar à nova realidade digital. Começamos o processo de digitalização do nosso arquivo de documentos físico e do processo da jornada de vendas da empresa. Montamos uma “House de vendas” totalmente conectado com nossa área comercial, um canal para comercializar empreendimentos da Massai, clientes, parceiros e inclusive de outras construtoras com produtos que atendam a necessidade dos nossos clientes e que não concorram com produtos oferecidos por nós. Posso afirmar que apesar dos desafios, foi um ano proveitoso diante do cenário de pandemia.
A partir daí, começamos a sentir que estávamos vivendo uma oportunidade de vender o nosso estoque e foi o que aconteceu. Em Mossoró, nós conseguimos reduzir em 70% o estoque, assim como no Massai Home Service – MHS, em João Pessoa.
O senhor falou sobre a digitalização dos processos, algo que nem todas as empresas conseguiram acompanhar. Como foi implementar esse universo digital na Massai?
Em 2020, começamos a intensificar a digitalização de todos os arquivos e, com a pandemia, priorizamos o processo para otimizar tempo e se adequar à nova realidade.
Neste período, começamos a implementar o sistema de Gerenciamento eletrônico de documentos (GED) que será concluído em dezembro deste ano.
Atualmente, temos parceria para autenticação digital e diversos mecanismos que possibilitam de fato o descarte do arquivo. Com esse processo de digitalização, ganharemos espaço antes ocupado por arquivos e criaremos outras áreas de vivência e departamentos da empresa neste local.
A partir de agora, não pensamos em nada que não seja online e virtual, ainda que estejamos voltando a realizar algumas reuniões físicas, muitas coisas mudaram.
Voltar