Massai abre as portas para receber alunos universitários

Massai abre as portas para receber alunos universitários

Uma das cem maiores construtoras do Brasil virou sala de aula para estudantes universitários. Na última semana, alunos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura participaram do Massai Academy, projeto da construtora Massai que tem por objetivo proporcionar aos alunos uma oportunidade de vivenciar na prática as etapas de uma obra, desde o planejamento até a execução. Neste projeto, que acontece em uma das obras mais tecnológicas da região, o canteiro do OMNI Life & Health, em Manaíra, foi a “sala de aula”, em que os engenheiros puderam explicar as particularidades do projeto em andamento. Os alunos tiveram a oportunidade de observar a fundação da edificação e conversar sobre outras etapas. 

Para Herbert Almeida, sócio-diretor da Massai , a visita dos estudantes foi uma oportunidade de estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática. "É muito importante que os alunos tenham contato com a realidade do canteiro de obras, pois isso permite que eles compreendam de forma mais concreta os desafios da construção civil. Receber a visita de futuros profissionais da nossa área é sempre muito gratificante, pois podemos contribuir para a formação desses alunos e também aprendemos com eles", destacou. 

Massai Academy - Surgindo como um projeto-piloto, o Massai Academy visa estreitar a relação entre mercado e universidade e receber alunos para aulas práticas e teóricas com foco em desempenho profissional e conhecimento de novas tecnologias construtivas. “Esta iniciativa é a forma que encontramos de retribuir a tantos estudantes e estagiários a oportunidade que um dia também nos foi dada. Sempre que buscamos por um estagiário na área sentimos a deficiência de conhecimento prático para se empolgar com a Engenharia e ou Arquitetura, para além do cálculo, das fórmulas, mas ver um projeto sair do papel. Foi assim que surgiu o Massai Academy”, explicou Herbert, que também é o idealizador do projeto. A principio, o projeto é voltado para estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura. 

RH e Gestão de Pessoas - Seguindo o mesmo pensamento, a Massai também foi destino para estudantes de Psicologia do Unipê. A construtora foi apresentada como case para alunos, que visitaram a sede para conhecer a área de recursos humanos com ações de gestão emocional e psicologia positiva. Durante a visita, os estudantes foram recebidos pela equipe de Recursos Humanos da construtora - chamada “Talento e Cultura”, que apresentou a estrutura da empresa e as diversas áreas de atuação. Os alunos também tiveram a oportunidade de conversar com profissionais da empresa que explicaram sobre os processos internos e desenvolvimento de carreira. 

“Receber a visita dos estudantes foi muito enriquecedor para nós, pois pudemos compartilhar nossa experiência e ao mesmo tempo conhecer as perspectivas dos futuros profissionais da área. Tem sido muito intenso o nosso trabalho com as universidades para que os estudantes tenham mais acesso a conhecimentos e também que os projetos desenvolvidos pela Massai nesta área ganhem mais visibilidade e inspirem outras empresas”, contou Márcia Peixoto, psicóloga e gerente de Talento e Cultura da Massai. 

Oportunidade na prática – Além do programa de estágio remunerado que a Massai oferece aos estudantes como parte de incentivo de carreira, alguns conquistam a oportunidade de deixar seu legado ainda como estudante. Para elaboração do Espaço Kids, do BA’RA Hotel, a Massai realizou um concurso interno para alunos do curso de Arquitetura e estagiários da Massai. Com acompanhamento de profissionais de Hotelaria, Arquitetura e Planejamento, o projeto escolhido teve assinatura de Sayumy Shoji, Tiago Camboim, Roberta Fernandes, Aline Paiva e Luana Laeny. “Participar do projeto do Espaço Kids foi uma oportunidade de evoluir e desenvolver tudo o que aprendemos conceitualmente na faculdade. Vivenciar todo o processo, desde a idealização até a execução foi muito gratificante”, destacou Sayumy, estagiária da Massai e uma das responsáveis pelo projeto. 

Voltar