Massai e Senai Paraíba firmam convênio para capacitar mestres de obras

Massai e Senai Paraíba firmam convênio para capacitar mestres de obras

Sete em cada dez empresas da construção civil enfrentam a carência de profissionais qualificados. Essa constatação é de um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com 800 empresas de 2023 - um contraste com o crescimento expressivo do setor nos últimos anos. Diante dessa necessidade, a Massai, uma das cem maiores do país, se uniu ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Paraíba (Senai PB) para um convênio voltado para a capacitação profissional dos seus trabalhadores dessa área.

O acordo foi assinado nesta quarta-feira (16), por meio do relançamento do Massai Academy, projeto da construtora que aproxima estudantes universitários do mercado de trabalho - e que agora, assume uma nova dimensão focada na formação de mestres de obras. O anúncio foi feito no próprio canteiro de obras do OMNI Life & Health, considerada a maior área construtiva da Paraíba atualmente. O evento contou com representantes da Massai, do Senai PB e dos trabalhadores da obra. “Antes, o Massai Academy tinha cunho educacional, com público-alvo de estudantes dos cursos da área de construção civil e que proporcionava aulas teóricas e práticas. Agora, estamos realizando um grande sonho, que é formar o mercado. Por isso, buscamos o Senai Paraíba para validar essa capacitação e inserir uma metodologia certificada”, explicou Herbert Rocha, diretor técnico da Massai e idealizador do projeto.

Segundo a metodologia do Senai, o curso prepara os participantes para supervisionar as etapas de execução em canteiro de obras, criando condições para garantir a qualidade, a segurança no trabalho e a preservação ambiental. No OMNI, o curso vai acontecer de segunda a quinta-feira, durante a noite, após o expediente, dentro da própria obra. Serão oferecidas 40 vagas e haverá formatura e entrega de certificado.

A grade foi desenvolvida pela gestora de Produtos e engenheira civil da Massai, Amanda Farias, com base no curso já oferecido pelo Senai. “Adaptamos uma grade existente, seguindo normas e recomendações, mas também incorporando a qualidade construtiva e operacional da Massai, reconhecidas no mercado,” explicou Amanda.

Para o Senai PB, a contrapartida está alinhada aos valores da própria instituição. “Para nós, que já trabalhamos com construção civil e qualificamos pessoas para o mercado de trabalho, é uma honra iniciar este convênio. A Massai está dando um pontapé inicial que só agrega valor à construção civil na Paraíba,” disse Adriano Santana, gerente da unidade de construção civil do Senai Paraíba.

Capacitação constante - Da sede às obras, ao longo dos anos, a Massai reforça seu posicionamento como empresa que busca a qualificação e o desenvolvimento profissional de todos os seus colaboradores. A ampliação do projeto Massai Academy é uma desejo da empresa em se firmar como centro de desenvolvimento dos seus trabalhadores. “Temos muitos colaboradores com desejo de crescimento profissional e qualificação e estamos oferecendo essa oportunidade. Este é um projeto piloto, mas nosso objetivo é oferecer outros cursos no futuro, como pedreiro, carpinteiro e hidráulico. Queremos que a Massai continue sendo referência de desenvolvimento na construção civil paraibana,” adiantou Juliane Benevides, coordenadora de RH da Massai.

Voltar