Saiba como ser assertivo na entrevista de emprego

Saiba como ser assertivo na entrevista de emprego

Quando as oportunidades ficam cada vez mais concorridas, é fundamental se preparar bem para entrevistas de empregos. Para isso, é necessário ter em mente que este é um momento de mão dupla, ou seja, você será avaliado e analisado, mas também é o momento de prestar atenção aos detalhes da empresa.

Confira algumas dicas da gerente de Recursos Humanos da Massai, Márcia Peixoto, para ajudar o candidato reingressar no mercado de trabalho com discrição na aparência e no comportamento para ser assertivo na entrevista.

1 - Agendamento – No dia da entrevista, caso não consiga comparecer por algum imprevisto, entre em contato com a pessoa responsável pelo agendamento, explique o motivo e tente remarcar. Demonstra educação, interesse e respeito.

2 - Apresentação – Seja discreto e use roupas leves e confortáveis, de preferência. No momento da entrevista, é preciso ter foco voltado para as perguntas do selecionador, não deve haver outras preocupações.

3 - Experiências – Resuma em poucas palavras a sua vida profissional. Com esse resumo, o entrevistador vai explorar o que interessa a ele. Esta é uma dica especial para os tímidos.

4 - Auto conhecimento – importante falar sobre você, a sua família, pontos que favorecem o seu desempenho e que ainda estão em desenvolvimento. Saber falar sobre você demonstra segurança e equilíbrio.

5 - Moderação – Evite ser prolixo, soltar piadas, falar palavrão, brincadeiras, intimidades. Tudo em excesso espanta. Lembre-se, você está expondo a sua imagem.

6 - Sinceridade – Durante a entrevista, seja sincero. Este é um valor muito apreciado pelos entrevistadores.

Lembre-se, cada vaga tem um perfil estabelecido. Nem sempre o perfil que a empresa quer, você vai se encaixar. Mas com certeza há um lugar em que o seu perfil será o ideal. Por isso, não desanime.

Voltar