Na semana em que celebra-se o Dia Mundial da Qualidade, a Massai reforça o compromisso de oferecer empreendimentos de alto padrão com qualidade comprovada e reconhecida nacionalmente. A construtora atua diariamente na busca constante por melhorias em todas as áreas e investe em iniciativas para atender e superar as expectativas dos clientes.
Implantado em 2002, o Sistema de Gestão da Qualidade da Massai surgiu a partir da necessidade de planejar atividades, processos e definir objetivos e metas. Deste então, a construtora utiliza o Ciclo PDCA, uma ferramenta que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: Planejar (plan), Fazer (do), Checar (check) e Agir (act).
Conheça um pouco sobre cada uma delas:
Planejar – A Massai possui procedimentos internos desde a etapa de concepção da área de um terreno até a vistoria final com o cliente, são eles: PO's (Procedimentos Operacionais), PES's (Procedimentos de Execução de Serviço) e NI (Normas Internas). Planejados desde 2002, esses processos são aprimorados a cada ano, com base nas necessidades e melhoria contínua da empresa
Executar - Essa etapa resume-se às atividades realizadas no dia a dia, das quais são seguidos os procedimentos operacionais e cumprindo as normas internas da Massai. A partir de então, os setores da empresa estão desempenhando suas funções e ajudando aqueles que estão chegando no time, focados em cumprir os prazos e entregar um serviço e produto de qualidade ao cliente.
Checar – Nesta fase é o momento em que se faz presente a utilização de relatórios para registrar e armazenar as ações que realizadas. Na Massai, há as FVS, que são ficha de verificação de serviços; as FVM, conhecidas como fichas de verificação de materiais e os Forms, para utilizá-los na última estação do ciclo. Neste momento, é conferido se o que foi planejado está sendo implantado, além de realizada a avaliação das metas estabelecidas, no intuito de garantir que serão alcançados os resultados pretendidos.
Agir – Nesta última etapa é o momento da ação. Esta é a fase em que se apontam soluções para os problemas encontrados onde refletem sobre o que deu certo e o que deu errado, identificam o que ainda pode ser melhorado e realizam ações corretivas. Essa estação é essencial porque é nesse momento que tem os ajustes para a preparação do próximo ciclo. Todas as correções dos problemas são feitas no intuito de impedir a sua reincidência.
Live no instagram – Para marcar a Semana da Qualidade, a Massai promoveu uma live com a participação do consultor de qualidade Davyd Florentino. Para assistir, acesse o link https://www.instagram.com/p/CWLNnj-A3Nf/.
Voltar