Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

O ano de 2020 foi atípico no mundo. Um pequeno vírus devastou a saúde de tantas pessoas chegando a levar à morte e, como se já não fosse ruim, atingiu e abalou fortemente as emoções de muita gente. Muitas pessoas, infelizmente, cometeram suicídio. Pois é. Nossa emoção é frágil diante de situações tão fortes e, por isso, precisamos cuidar dela.

Uma das maneiras de trabalhar nossa saúde emocional é cuidar das relações e manter os relacionamentos interpessoais saudáveis ao nosso redor. E o que é um relacionamento saudável? São aqueles que fazem você se sentir respeitado, valorizado, compreendido e reconhecido - sejam com companheiro ou companheira, amigos, familiares etc .

Para que possamos cultivar um relacionamento saudável, precisamos conhecer o outro e permitir que ele nos conheça de forma autêntica - sem aquele famoso estar “pisando em ovos”. Uma relação saudável tem como base a autenticidade e o respeito.

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é trabalhar a sua auto estima, pois a qualidade do seu amor interpessoal vai refletir na qualidade dos seus relacionamentos. Para que possamos nos relacionar bem, precisamos não depender emocionalmente das pessoas e nem projetar sua necessidade na outra pessoa. A responsabilidade de nossa felicidade é exclusivamente nossa.

Dicas para o início de um bom relacionamento

1 – Tenha uma comunicação aberta e clara com a pessoa com quem está se relacionando;

2 - Troque as críticas por valorização da pessoa;

3 – Desprezo e indiferença afastam as pessoas, procure criar uma cultura de apreciação, atenção e respeito ao próximo;

4 – Comunique os seus sentimentos de forma franca, sem julgamento. Um relacionamento com base em uma boa comunicação clara e franca tende a tornar-se mais sólido;

5 – Saber ouvir é fundamental em qualquer relação, para isso, você precisa manter contato visual, prestar atenção no sentimento do outro e principalmente, deixar que o locutor conclua suas fala, sem interrupção;

Precisamos nos proteger dos males que causamos a nós mesmos quando nos isolamos e ficamos distante das pessoas. É importante, em primeiro lugar, cuidar da auto estima. Em seguida, aprimorar a comunicação, sabendo falar e ouvir e, finalmente, se abrir para um relacionamento saudável, sem julgamentos. Tudo isso associado a exercícios físicos, boa alimentação e meditação são medidas preventivas para a saúde emocional.

Voltar