Setor da construção civil gerou maior número de empregos em 2020

Setor da construção civil gerou maior número de empregos em 2020

Em um ano marcado pela pandemia da covid-19, a construção civil aqueceu o mercado e movimentou a economia do país, gerando o maior número de vagas em 2020. Com a taxa de juros mais baixa, o financiamento bateu recorde e contribuiu para a atividade não parar, incentivando o investimento em imóveis para moradia ou rentabilidade. Neste cenário, a demanda e as oportunidades fizeram o setor brasileiro contratar 112 mil vagas em regime CLT, enquanto o saldo total foi de 142 mil.

Os meses marcaram a flexibilização das medidas de isolamento e o retorno das atividades econômicas foram decisivos para o aquecimento do mercado. Segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE), as vagas na construção civil cresceram 37% em 2020 em relação a 2019.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), João Pessoa se destacou com saldo de 5.700 novos empregos em 2020, alcançando o resultado recorde na série histórica. Com o destaque da capital, a Paraíba atingiu um número recorde no saldo de empregos com 6.514 novos postos de trabalho no ano.

Os especialistas apontam que, após os desafios de desabastecimento e a alta nos preços dos insumos, a indústria da construção civil deve se manter aquecida em 2021 e pode gerar mais 200 mil oportunidades de emprego este ano.

Voltar