Shoppings no modelo “strip mall” têm crescido no Brasil

Shoppings no modelo “strip mall” têm crescido no Brasil

Após o início a pandemia da covid-19, realizar compras em centros comerciais do tipo "strip malls" se tornou uma tendência em crescimento no Brasil. Esses espaços, que são inspirados nos modelos norte-americanos, promovem ótima circulação de pessoas em ambiente aberto, sendo uma alternativa viável para que os clientes se mantenham confortáveis, sem perder de vista os objetivos de consumo.

O nome “strip”, traduzido para “faixa” em português, faz referência a configuração das lojas, que ficam dispostas uma ao lado da outra, facilitando o trânsito de pessoas. Esse modelo favorece também a atenção de clientes que estão a caminho de casa ou do trabalho e que acabam atraídos pelas lojas e vitrines posicionadas em avenidas e ruas de grande fluxo, com locais em frente às lojas para estacionar.

Projetos com conceito “mixed-use”, como o OMNI, empreendimento da Massai e da Hofmann Station, estão incluídos nessas perspectivas de crescimento do setor. A edificação, que está sendo construída no bairro de Manaíra, em João Pessoa, contará com modelos de lojas do tipo “strip mall”, além de outras unidades voltadas para dentro do shopping, constituindo espaços diversificados de opções de compras e negócios. Ao todo, serão 28 lojas disponibilizadas no empreendimento, que será composto ainda de empresarial médico e residencial.

“Observamos mudanças no comportamento da prestação de serviços e também no comportamento dos consumidores e pacientes em todo o mundo. Em cidades grandes ou pequenas, tudo se voltou para a higienização e sanitização dos ambientes de saúde. Percebemos que algumas coisas que chegaram devido à pandemia vão se tornar perenes”, afirma o diretor da ProMedical, Renato Castello Branco, empresa contratada para assessorar a concepção do OMNI.

Estrutura – O OMNI terá uma estrutura de 120 metros de altura e será um dos mais altos da Capital. Serão 36 pavimentos com dois subsolos, que agrupará o novo shopping; o residencial com 112 flats e apartamentos de 39m2 e 78m2; e empresarial no setor de saúde para 233 consultórios, hospital dia, quatro salas de reuniões, três auditórios, duas salas de audiovisual e espaços abertos e arborizados.

Voltar