Tempo para o que realmente importa

Tempo para o que realmente importa

Você também já pediu mais horas no dia para finalizar alguma tarefa? E se houvesse como conseguir mais tempo para ser mais produtivo? Cerca de 41% do tempo de um trabalhador do conhecimento são voltadas para atividades não essenciais. E por que, então, eles continuam a fazer essas atividades? Segundo o consultor empresarial Paulo Alves Junior, da PJI Consulting, empresa parceira da Massai, é necessário a autoconsciência de como utilizamos o tempo no nosso dia a dia. “É preciso cada vez mais autoconhecimento e não apenas o conhecimento das tarefas que temos a fazer. É importante que o líder saiba quais as suas forças e fraquezas e, a partir daí, se posicione com clareza na seleção inteligente das tarefas mais importantes para si e para a empresa, as quais deverá se dedicar”, explica.

De acordo com ele, só gere bem o seu tempo quem tem domínio sobre ele. “Escrever um e-mail perfeito que você quer produzir um livro, o uso constante das redes sociais, mensagens instantâneas e as reuniões sem pauta e objetivo são alguns dos motivos que empatam a produtividade”, pontua Paulo. “Ao prestar atenção a esses pontos, você começa a dominar o seu tempo e, se você tiver uma visão clara de onde quer chegar ou onde a sua empresa precisa estar daqui a um tempo, certamente vai procurar meios para cuidar melhor de você, pois, quando você domina a sua agenda, passa a ter mais qualidade de vida, mais engajamento no trabalho e resultados muito mais relevantes”, afirma o profissional.

Paulo ainda lista algumas dicas para produzir até 20% a mais do seu dia de trabalho. “É necessário se concentrar nas tarefas que realmente importam. Por isso, programe sempre o dia seguinte, faça checklists com prazos e nunca deixe de valorizar o seu tempo e também o valioso tempo dos outros”, elenca o consultor.

Voltar